Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

6.6.14

Mercedes-Benz 540 K Streamliner 1938

Esse vai ser a cereja do bolo na exposição norte-americana de Pebble Beach Concours d´Elegance... um Mercedes-Benz 540 K Streamliner, 1938 (as fotos abaixo são da Mercedes-Benz Classic). Esse carro foi preparado para participar de uma corrida de resistência (endurance), de alta velocidade que... nunca aconteceu (tinha como trajeto: largada em Berlim e chegada em Roma - A corrida de 38 não ocorreu, e foi transferida para 1939, quando estorou a Segunda Grande Guerra). Há poucos anos atras a Mercedes-Benz achou as plantas originais deste carro e... reconstruiu o 540K Streamliner, que será mostrado na Califórnia ainda esse ano.
Hitler não apenas sugeriu mas mandou a Mercedes construir um carro que representasse o orgulho nacional. Com menos de um ano para desenvolver um carro de competição (lindo e útil), os engenheiros da Mercedes-Benz voltaram-se para uma plataforma de alto desempenho sobre a base do 540 K. Equipado com um supercharger para aumentar a saída de seu motor 5.4 litros, num motor em linha de oito cilindros, com 180 cavalos de potência - esse carro deveria alcançar os 145kph (90mph). Esse 540K foi equipado com um chassis mais aerodinâmico (aero bodied) do que oferta padrão da montadora de um 540K comum (bom... comum é que o 540K não era). Tudo foi feito para ter um arrasto de ar de forma mínima. Faróis foram embutidos, carroceria em forma de lágrima, enfim... tudo para obter uma ótima velocidade, para um carro enorme. O coeficiente de arrasto de um 540K era de 0,57, e o esforço colocado no projeto do Streamliner reduziu o coeficiente de arrasto de apenas 0,36. O problema eram os pneus - carro grande, pesado, velocidade alta (para padrões do final dos anos 30) e uma prova longa. Foi contratada a Dunlop. O carro foi concluído na primavera de 38 e posto para fazer vários testes nas Autobahns.
A corrida não aconteceu... na verdade há referencias que era uma corrida tipo Targa-Folio e há referências que era um rallye de velocidade. A Segunda Guerra chegou e a corrida ficou adiada para sempre. O carro passou a funcionar, depois de uma adaptação, com gás. Ele ficou na posse da Dunlop até o final da guerra. Os americanos pintaram esse carro na cor verde oliva do exército. Alguns anos depois da guerra foi devolvido para a Dunlop, em 48 foi devolvido para a Mercedes-Benz que desmanchou o carro (em 1950 chassis, mecânica, câmbio e outras peças, foram colocadas dentro do Museu da Mercedes e lá ficou esquecido).
Ficou esquecido até... alguém encontrar as plantas do carro em tamanho 1:1. No final de 2011 foi dada a autorização para a reconstrução deste carro de corridas. Partiram praticamente do zero. O que mais foi difícil foi a marcenaria. Pelos cálculos da fábrica alemã, foram precisos algo de 4.800 horas de trabalho... trabalho muito caro em Euros... todas as peças usadas eram originais, retiradas do estoque da Mercedes e outras foram fabricadas com máquinas da época. A cor do carro era estampada num pedaço do tamanho da palma da mão... prata-bronze... foi realizada uma maratona para conseguir esse tom. Hoje o 540K Streamliner parece muito igual ao que teria sido entregue para a Dunlop, que realizou os testes de pneus. Seu assento de couro cinza não era um assento de um carro de corrida, mas era para servir os pilotos e engenheiros da Dunlop testarem os pneus.
Esse era um Mercedes-Benz 540K oferecido ao mercado.
Motor de 5.4 litros com 8 cilindros em linha.
Madeiramento

Luis Cezar

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