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27.1.14

Lancia Beta

Eu falo, como outros que gostam de rallye e de corridas, também falam, de carros famosos que atuaram nestas respectivas áreas.... mas os menos famosos, também, vale a pena falar.... claro que estamos falando de desempenho. Ai envolvia, também, os pilotos e co-pilotos. Há carros que acho para um rallye de regularidade histórica, muito confortáveis e confiáveis - e notem - não estou falando de Mercedes-Benz - estou falando da Lancia Beta (claro que a Beta serviu de base para um sucesso futuro com carros Lancia nos rallies, apesar dela mesma não ter tido um destaque maior nas provas). Este modelo Beta, foi o primeiro da linha de produção, feito agora sob o comando da FIAT, que havia comprado a Lancia em 1969. A Série Beta acomodou os seguintes modelos: Berlina (4 portas saloon), Trevi (coupé), Coupé de 2 portas (que eu mais gosto), Spyder (2 portas targa, feita pela Zagato - o segundo que mais gosto), HPE (High Performance Estate - uma espécie de Reliant Scimitar e o Volvo 1800ES) e Montecarlo (escreve-se tudo junto assim). Foram montados em Turim (Itália) e em Pamplona (Espanha). Tinha motores de 1297cc (82hp), 1438cc (90hp), 1585cc (100hp), 1756cc (110hp), 1995cc (115 e 122hp) e o Supercharged-14 com 1995cc (135hp). Freios a disco nas 4 rodas e câmbio de 5 velocidades.
Quando a Fiat adquiriu a Lancia em 1969, ela estava sem Diretor Técnico já fazia um ano (depois da morte do Antonio Fessia, que tinha morrido em 68). Ai... a Fiat nomeou o engenheiro Sergio Camuffo para desenvolver um novo modelo no início de 1970. O Sergio estava doente na época, mas seguiu firme na frente do departamento, formando um time com Romanini, que desenhou o chassis; Zaccone Mina, que desenvolveu o motor (este era testado por Gilio e Bencini). No lançamento do Beta no final de 1972 a Fiat esperava produzir naquele ano e em 73, algo como 40.000 unidades (lembrando sempre que em 1972 era necessário um volume de 100.000 unidades, para cobrir os custos fixos envolvidos no desenvolvimento e construção dos carros). Na verdade a Lancia e a Fiat entendiam que a Lancia Fulvia, embora muito amada por entusiastas, a Beta era melhor.... na verdade o custo-benefício para produzir era menor na Fulvia do que no Beta - a Fiat queria com o lançamento da série Beta, voltar a dar uma imagem de qualidade nas Lancias.
Uma curiosidade: o nome Beta - este nome foi dado anteriormente por Vicenzo Lancia (que morreu em 1937 - ele adorava dar nomes do alfabeto grego, como Alpha, Beta, Gamma, Delta, etc...) - ao carro Lancia de 1908 e ao ônibus de 1953. Era uma vida nova começando com o comando da Fiat, dai iriam utilizar o nome Alpha, contudo a Fiat também detinha o controle acionário da Alfa Romeo - iria dar muita confusão, dai optaram para a próxima letra - Beta.
A Berlina foi lançada em 1972, tem 4 portas e com uma distância entre eixos de 2540 milímetros (100 in), com estilo "fastback" dando a aparência de um hatchback. Era equipado com motores de 1400cc, 1600cc e 1800cc (todos twin-cam). Em 1974 teve a versão 1.8ES, lançada com vidros elétricos, rodas de liga leve e teto solar. Versões automáticas foram introduzidos em 1978. Em 1981 (a melhor berlina), foi equipada com motor 2.0 com injeção eletrônica. A última unidade saiu em 1981. A Berlina Trevi foi produzida com ajuda com a Pininfarina - o painel da Trevi teve o layout de painel projetado por Mario Bellini , que foi aplicado à terceira série da Berlina. 194.914 Berlinas foram produzidas, mais 36.784 Trevis.
A Coupé foi introduzida em 1973 - foi o segundo estilo a aparecer - era um 2 +2 de duas portas com 2.350 milímetros (93 in) de distância entre eixos, embora, devido à crise dos combustíveis da época não se tornou disponível para o público até o início de 1974. Foi lançado com motores 1.6 e 1.8 (foram substituídos no final de 1975 pelos motores 1.6 e 2.0), seguido por um 1.3 no início de 1976 . Em 1978 - transmissão automática e direção hidráulica tornou-se disponível. Em 1981 poderia ter um 2.0 com injeção eletronica Bosch. Em 1983 vem com motor com turbo - 2.0 VX - com uma potência de 135hp. A carroçaria foi desenvolvida na própria Lancia (Fiat), por um time liderado por Aldo Lancia Castagno, com Pietro Castagnero atuando como consultor de estilo (o mesmo que fez o estilo da Lancia Fulvia). Foram fabricadas 111.801 unidades.
Spyder. Foi a terceira edição lançada - era conversível de duas portas chamado de Spyder (ou Zagato nos EUA). Em folhetos Lancia o nome Spyder era digitado com "y" ao invés de um "i" , possivelmente para diferenciar o carro da Alfa Romeo Spider (mas, havia o Fiat Spyder...). O Spyder tinha uma distância entre eixos mais curta (era na verdade targa). Os primeiros modelos não tinham uma travessa de apoio do teto entre os tops dos pilares A e B. Era equipado como motores 1600cc e 1800cc, substituídos mais tarde pelos novos 1.6 e 2.0. Nunca recebeu os motores do IE ou VX. Havia uma série de injeção eletrônica para o mercado dos EUA. O Spyder foi desenhado pela Pininfarina, mas na verdade, foi construído pela Zagato - fizeram 9.390 unidades.
A HPE Beta foi lançado em março de 1975. HPE representava Estate High Performance (depois transformado em High Performance Executivo). No lançamento veio com ou 1.600cc e 1.800cc, sendo substituídos em novembro do mesmo ano pelos novos 1.6 e 2.0. Em 1978, como outros modelos Beta, tinha transmissão automática disponível, juntamente com direção hidráulica. Ele foi renomeado HPE Lancia (sem o Beta) de 1979 a 1981 e ganhou a opção de injeção eletrônica com motor 2.0. Em 1984 teve uma versão supercharged 2.0VX. Tal como todos os outros carros da Série Beta a HPE foi descontinuada em 1984. Foram construídas 71.258 unidades.
Lancia Montecarlo - foi o último modelo Beta, este projetado pela Pininfarina projetado. Tinha uma tração traseira ,motor central esportivo de dois lugares. O carro foi originalmente concebido como candidato da Pininfarina para substituir 124 Coupe da Fiat, mas perdeu para o projeto mais barato de Bertone, que se tornou o Fiat X1/9. O projeto da Pininfarina foi chamado de X1/20 em fase de protótipo. A Lancia lançou o Montecarlo como uma alternativa de prêmio para o X1/9, com motor twin-cam ao invés do X1/9 de single cam de 1300cc. Ambos usaram um chassis semelhante, com base na suspensão do Fiat 128 (MacPherson) e freios a disco dianteiros, tanto dianteiro e traseiro. Carros da Primeira Série (1975-1978) tinham o badged Lancia Beta Montecarlo. Eles foram nomeados "Montecarlo", escrito como uma palavra unica e não Monte Carlo. Embora o emblema traseiro mostre "Monte Carlo". Os carros da Segunda Série revista (1980-1981), apresentaram badged como Lancia Montecarlo. Nos Estados Unidos os carros Primeira Série foram comercializados como o Scorpion. Scorpion foi usado porque a General Motors já tinha usado o nome de Monte Carlo para um dos seus carros. O nome do Scorpion foi uma referência para Abarth. Foram feitas 7,798 unidades.
But... a participação em rallye - se restringe somente ao modelo Beta Coupé. A carreira da Lancia Beta Coupé no Campeonato Mundial de Rally duas temporadas: 1974 e 1975. O carro foi homologado pela FIA no dia primeiro de outubro de 1974, portanto, sete meses após seu lançamento comercial na Itália. O modelo foi registrado em duas categorias do Grupo 3, com um motor de 8 válvulas pertencente ao Grupo 4, com uma cabeça de cilindro de 16 válvulas Abarth. Três dias após a aprovação pela FIA o Beta foi contratado em seu primeiro rallye em San Remo, com as cores vermelha e branca da Marlboro (patrocinador oficial da Squadra Corse Lancia naquele ano).

Em dois anos do Campeonato Mundial de Rally, o desenvolvimento da Lancia Beta passou para o segundo plano, diante do Lancia Stratos, que decorreu ao mesmo tempo - por isso eu acho ela melhor do que a Fulvia. Na época o carro gerava uma grande preocupação nos rallies difíceis, como a Acrópole ou Safari - era a transmissão. A caixa frequentemente bloqueava (aconteceu no Acropolis Rally de 1975). Também colocar 200 cavalos em tração dianteira não foi fácil. Para o ano de 75 reuniões que serão Gr4 Beta . O Lancia Stratos matou o irmão Beta e outros carros da época.
Em 75 foi a última temporada oficial para o Lancia Beta Coupe Gr.4 - era branco e verde Alitalia (novo patrocinador das cores Squadra Corse). Vamos lembrar que em 13 meses de competições, encontramos o modelo em 10 vezes classificado no top 10. O Beta foi um carro de corrida muito bom, dados os recursos limitados usados ​​para torná-lo competitivo. Ela poderia ter se tornado uma espécie de rival tração dianteira do Fiat 131 Abarth , digno sucessor do Lancia Stratos.
Em 1974 a Lancia Beta participou do Campeonato Mundial de Rally nas seguintes provas: Rally Portugal 20-23 março; Safari Rally 11-15 abril; 1000 Lakes Rally 02-04 agosto; Rally San Remo * 2-05 outubro; Rideau Lakes Rally (Canadá) * 16-20 outubro; Rally Press-On-Independente (EUA) * 30 outubro - 3 novembro; Rally R.A.C. * 16-20 novembro; Rally Tour de Corse * 30 de Novembro e 1 Dezembro.
Em 1975: Rallye Monte Carlo janeiro 15-25 *; Rali da Suécia 13-15 fevereiro *; Safari Rally * 27-31 março; Rally de Marrocos em junho 23-29; Rally Portugal 18-21 julho; 1000 Lakes Rally 29-31 agosto; Rally San Remo * 04-10 outubro; Rally Tour de Corse 08-09 novembro; e, RAC Rally * 16-20 novembro. 
Deve-se notar que a Lancia Beta Coupé, bem como o Lancia Stratos, venceram o Campeonato Mundial dos fabricantes em 1974 e 1975. No entanto, a carreira Beta Coupé rally não foi apenas restrito ao Campeonato do Mundo. Este modelo se apresentou em vários eventos de 1975, como o Campeonato Italiano ou o Campeonato Europeu. Os rivais na época eram o Fiat 124 Abarth e o Lancia Stratos - e notem que o Time das Betas tinham um apoio (parcial) financeiro e técnico da Fiat, incluindo ai o Jolly Club.
Depois de 1975, Le Chardonnet Network ( importador Lancia - Autobianchi na França), adquiriu um destes modelos works do Grupo 4 - colocando-o em vários eventos do Campeonato Frances e das 24 Horas de Chamonix (corrida no gelo), dirigido por Bernard e Jean Louis Darniche Clarr. Alerto - que não só os Coupés entraram em campeonatos - também houve a participação do modelo HPE e Berlina - como carros de serviços de apoio mecânico rápido.
Também deve-se noticiar que outra versão do Beta foi lançado oficialmente no Rally. Em 1973, foi utilizado Lancia Beta Sedan pelo Jolly Clube, que utilizou a Lancia em vários eventos acontar do campeonato Italiano. O Time Chardonnet usava três Lancias Beta HPExecutive 2000IE, pilotados por Maurice Chomat/Jacques Levacher/Philippe Hamer no Rally Monte Carlo de 1982 (Grupo N).
Em 74 a Lancia Coupé teve um maior destaque. Ela efetua o seu debut no Campeonato Mundial de Rallye na prova de San Remo entre os dias 2 e 5 de outubro - foram inscritos 2 carros: um com Lampinen e Davenport no G4 (sob o patrocínio da Marlboro), e Mehta e Holmes no G3 (com uma decoração assim....). Mas... quem ganha é uma Stratos e entre os 10 temos duas Lancias Fulvia.

1. Munari / Mannucci Lancia Stratos 9h 12m 43s
2. Bisulli / Rossetti Fiat Abarth 124 9h 20m 30s
3. Fagnola / Novarese Opel Ascona 9h 56m 09s
4. Mehta / Holmes Lancia Beta Coupé 9h 58m 38s
5. 'Iccudrac' / Defendenti Porsche 911 10h 05m 59s
6. Morielli / Zamunaro Lancia Fulvia HF 10h 13m 12s
7. Magnani / 'Valentino' Lancia Fulvia HF 10h 15m 10s
8. Errani / Laverne Opel Ascona 10h 17m 14s
9. Isnardi / Scimone Opel Ascona 10h 24m 24s
10. Bramino / d'Angelo Opel Ascona 10h 27m 15s

No Rallye des Lacs Rideau (Canada), entre os dias 16 e 20 de outubro, a Lancia tinha Munari na Stratos, mas contratou 2 times para os Beta: Lampinen e Davenport no G4 e Pregliasco e Garzoglio no G3 (estes tiveram o motor quebrado), mas... Lampinen e Davenport estavam na frente da Stratos do Munari... dai o chefe do Time Squadra Corse Lancia - Cesare Fiorio, pediu para Lampinen via rádio - diminuir até que o Munari recuperasse o primeiro lugar (pensa que só na F1 isso acontece?).
1. Munari / Mannucci Lancia Stratos 294.53 min.
2. Lampinen / Davenport Lancia Beta Coupé 296.84 min.
3. Boyce / Gray Toyota Celica 307.77 min.
4. Billows / Campbell Ford Escort RS1600 316.84 min.
5. Jones / Hathaway Datsun 510 SSS 321.17 min.
6. Skowronnek / Woodlands Datsun 240Z 323.39 min.
7. Racine / Poirier-Defoy Datsun 510 SSS 328.03 min.
8. Smiskol / Smiskol Datsun 260Z 332.52 min.
9. Thomas / Arthur Datsun 510 339.74 min.
10. Whan / Pue-Christie Datsun 510 353.22 min.

No Rallye Press-on-Regardless de Michigan (USA), realizado entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, a Squadra Corse Lancia, teve a participação da Stratos do Munari, um Beta no G3 com Pregliasco e Garzoglio, e um Beta no G4, com Lampinen e Davenport... lutaram com R17 Gordini, Alpine A110 e Fiat 124 Abarth.... o Lampien ficou em quarto. Isso ajudou a Lancia a conseguir o título de Construtores.
1. Thérier / Delferrier Renault 17 Gordini
2. Alén / Aho Fiat Abarth 124
3. Nicolas / Phillips Renault 17 Gordini
4. Lampinen / Davenport Lancia Beta
5. Chasseuil / Rouget Alpine Renault A110
6. Darniche / Mahé Renault 17 Gordini
7. Zasada / Dobrzanski Porsche 911
8. Neyret / Trautmann Alpine Renault A110
9. Hoepfner / Vanoni Alpine Renault A110
10. Hourihan / Shepherd Volvo 142

No fantástico RAC Rally, realizado entre os dias 16 e 20 de novembro. Este ano teve até neve. A Lancia colocou seus melhores carros, inclusive 2 Beta no G4, com Lampinen e Andreasson; Ballestrieri e Maiga. A Squadra considerava o RAC uma vitrine dos rallies, por isso colocou esses carros, além da Stratos a todo o vapor no rallye. Difícil diante dos Escorts com motor BDA, ou dos japoneses com os Datsun e Toyota Corolla, além da Opel com Walter Rohl... difícil a missão. O motor do Ballestrieri/Maiga não resistiu (abandono ), enquanto Lampinien/Andreasonn não tinha mais problemas com a transmissão e freios, mas ficaram apenas em décimo lugar, já Munari terminou em terceiro lugar com a Stratos.
1. Mäkinen / Liddon Ford Escort RS1600 8h 02m 39s
2. Blomqvist / Sylvan Saab 96 V4 8h 04m 19s
3. Munari / Sodano Lancia Stratos 8h 11m 55s
4. Waldegård / Thorszelius Toyota Corolla 8h 13m 54s
5. Röhrl / Berger Opel Ascona 8h 15m 52s
6. Walfridsson / Jensen Volvo 142 8h 16m 09s
7. Clark / Mason Ford Escort RS1600 8h 19m 06s
8. Coleman / O'Sullivan Ford Escort RS1600 8h 20m 29s
9. Sclater / Holmes Datsun Violet TC 8h 21m 56s
10. Lampinen / Andreasson Lancia Beta Coupé 8h 21m 57s

O Rallye du Tour de Corse (30 de novembro a primeiro de dezembro). A Lancia já havia conquistado pontos para ganhar o título de Construtores, mas para garantir o chefe do Time Cesare Fiorio, colocou 4 carros na prova: 3 Stratos e um Beta Coupé do G4 (ex G3). A Lancia ganha o seu segundo Campeonato Mundial com a Stratos, mas a Lancia Beta participou amplamente no título de Construtores em 1974, graças aos muitos pontos trazidos durante esta segunda parte do Campeonato.
1. Andruet / 'Biche' Lancia Stratos 4h 49m 10s
2. Nicolas / Laverne Alpine Renault A110 4h 52m 38s
3. Thérier / Vial Alpine Renault A310 5h 12m 09s
4. Manzagol / Filippi Alpine Renault A110 5h 14m 43s
5. Larrousse / Delferrier Alpine Renault A110 5h 16m 47s
6. Bacchelli / Scabini Fiat Abarth 124 5h 26m 27s
7. Clarr / Fauchille Opel Ascona 5h 33m 57s
8. Piot / Jaubert Renault 17 Gordini 5h 37m 45s
9. Soriano / Simonetti Alpine Renault A110 6h 08m 38s
10. Frequelin / Thimonier Alfa Romeo Alfetta 6h 09m 57s

O Campeonato de 75 foi a segunda e última participação oficial da Lancia Coupé Beta. A Squadra estava pensando em se concentrar somente na Stratos - mesmo porque - o público de rallye adorava o carro. Mas.... a Beta ajudou em muito a somar pontos para o Campeonato de Marcas, com um time de 8 Betas. 
O inicio - sempre - é com o Rallye de Monte Carlo (15 a 23 de janeiro). Nesta prova foi colocado um Beta Coupé do G4, sendo contratada a dupla Ballestrieri e Sodano. O motor quebrou. Mas o Munari ganhou com a Stratos HF seguidos por 3 Fiat 124 Abarhts (em segundo lugar figurava como navegador o J. Todt - atual presidente da FIA).
1. Munari / Mannucci Lancia Stratos HF 6h 25m 59s
2. Mikkola / Todt Fiat Abarth 124 6h 29m 05s
3. Alén / Kivimäki Fiat Abarth 124 6h 29m 46s
4. Bacchelli / Scabini Fiat Abarth 124 6h 47m 02s
5. Piot / de Alexandris Renault 17 Gordini 6h 51m 15s
6. Henry / Gélin Alpine Renault A110 6h 52m 12s
7. Rouget / Chonez Porsche 911 7h 25m 00s
8. Frequelin / Delferrier Alfa Romeo 2000GTV 7h 33m 30s
9. Labaune / Maurin Porsche 911 7h 46m 25s
10. Dorche / Gertosio BMW 2002tii 7h 49m 25s

O Rallye da Suécia (13 a 15 de fevereiro) - mais neve e mais gelo. E politicamente a Lancia coloca pilotos e co-pilotos escandinavos nos Lancia Beta Coupe (G4): Lampinen / Andreasson entraram para ajudar Waldegaard / Thorszelius na Stratos - Waldegaard ganha o rallye e o Beta fica em terceiro lugar. Estes resultados permitiram para a Lancia obter, no segundo rali, uma grande vantagem sobre seus concorrentes no Campeonato do Mundo.
1. Waldegård / Thorszelius Lancia Stratos 7h 33' 34"
2. Blomqvist / Sylvan Saab 96 V4 a 1' 47"
3. Lampinen / Andreasson Lancia Beta Coupé a 11' 36"
4. Eklund / Cederberg Saab 96 V4 a 13' 45"
5. Carlsson / Billstam Fiat Abarth 124 a 20' 23"
6. Alén / Kivimäki Fiat Abarth 124 a 30' 15"
7. Haugland / Antonsen Skoda 120S a 54' 28"
8. Svensson / Andersson Opel Ascona a 1h 07' 16"
9. Ahlin / Gustavsson Volvo 142 a 1h 16' 20"
10. Andersson / Nyberg Ford Escort RS2000 a 1h 21' 26"

Safari Rally (27 a 32 de março). Foi colocado para a prova pela Squadra, duas Stratos e duas Beta Coupé do G4, com Mehta e Holmes; Ulyate e Smith. Os Beta não foram preparados para o Safari - foi uma constatação na época ainda no Quênia - e a suspensão dianteira do Mehta não aguentou e o carro do Ulyate ficou divido ao meio!!! As Stratos terminam em segundo e terceiro.
1. Andersson / Hertz Peugeot 504 11h 58m
2. Munari / Drews Lancia Stratos 12h 36m
3. Waldegård / Thorszelius Lancia Stratos 13h 57m
4. Cowan / Mitchell Mitsubishi Colt Lancer 14h 31m
5. Shankland / Bates Peugeot 504 15h 01m
6. Remtulla / Jivani Datsun 710 16h 34m
7. Hellier / Shah Datsun 160B 18h 12m
8. Singh / Barnard Mitsubishi Colt Lancer 19h 05m
9. Tundo / Levitan Datsun 710 19h 15m
10. Choda / Choda Mitsubishi Colt Lancer 23h 01m

O Rallye de Acropoles (24 a 31 de maio), foi um desastre para o único Lancia Beta Coupé do G4 inscrito - a caixa de câmbio do carro do Lampinen e Maiga, quebrou (aliás, essa caixa dava problemas nos carros de rua também) - ficou travada em segunda marcha.
1. Röhrl / Berger Opel Ascona 9h 20m 36s
2. 'Siroco' / Andriopoulos Alpine Renault A110 9h 56m 18s
3. Koumas / Dimitriadis Mitsubishi Gallant 11h 35m 53s
4. Pesmazoglou / Georgitsis Opel Ascona 11h 45m 01s
5. 'Leonidas' / Lekkas Audi 80GT 11h 53m 51s
6. Steffansson / Tholen Volvo 142GT 11h 54m 22s
7. Moschous / Stathakis Alfa Romeo Alfetta GT 12h 03m 50s
8. Moschous / 'Nikias' Alfa Romeo Alfetta 12h 33m 12s
9. Jelsdorf / Gliese Opel Ascona 12h 42m 01s
10. 'Pavlos' / Valendis Lada 2103 12h 53m 02s

Rallye de San Remo (1 a 4 de outubro). Um rallye na casa dos italianos - nesta data a Lancia já tinha uma enorme vantagem no Mundial (aliás, vantagem mesmo era para o Grupo Fiat, pois, havia carros da Fiat, Alfa-Romeo e Lancia nos 10 primeiros classificados). Nos 3 rallies anteriores (Marrocos, Portugal e 1000 Lagos), a Lancia resolveu não participar nem alugar carros a terceiros, pois, a grande festa estava reservada. O Lancia Beta Coupé vinha com progressos tecnológicos, como uma caixa de direção reforçada. Lampinen e Andreasson foram desclassificados por um problema na suspensão dianteira. Quem se classifica é a dupla do Beta - Pregliasco e Sodano (termina em quarto lugar). Waldegaard na Stratos ganhou o evento e confirma o domínio da Lancia durante este Campeonato.
1. Waldegård / Thorszelius Lancia Stratos 10h 22m 52s
2. Verini / Rossetti Fiat Abarth 124 10h 25m 40s
3. Thérier / Vial Alpine Renault A110 10h 59m 04s
4. Pregliasco / Sodano Lancia Beta Coupé 11h 20m 11s
5. Bianchi / Mannini Porsche 911 Carrera 11h 33m 29s
6. Bray / 'Rudy' Opel Ascona 11h 47m 42s
7. Brambilla / Bottini Alfa Romeo Alfetta GT 12h 01m 28s
8. Fischer / Gottlieb Opel Ascona 12h 16m 26s
9. Ormezzano / Cartotto Alfa Romeo 2000GTV 12h 18m 30s
10. Isnardi / Scimone Opel Ascona 12h 27m 45s

Ah... o velho e bom RAC Rally (22 a 26 de novembro). Num mar de Escorts... em décimo um Lancia Beta Coupé, ajudando a consolidar o campeonato para a Lancia.
1. Mäkinen / Liddon Ford Escort RS1800 6h 00m 44s
2. Clark / Mason Ford Escort RS1800 6h 01m 57s
3. Fowkes / Harris Ford Escort RS1600 6h 06m 11s
4. Pond / Richards Opel Kadett GT/E 6h 12m 26s
5. Aaby / Nyborg Ford Escort RS1600 6h 14m 14s
6. Coleman / O'Sullivan Ford Escort RS1800 6h 16m 38s
7. Nilsson / Carlstrom Opel Ascona 6h 17m 53s
8. Verini / Rossetti Fiat Abarth 124 6h 17m 59s
9. Sparrow / Crellin Vauxhall Magnum 6h 18m 04s
10. Lampinen / Maiga Lancia Beta Coupé 6h 18m 59s




















Luis Cezar

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