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6.2.12

Mercedes-Benz 300SL (#2)

Esse ano tem muito carro fazendo aniversário, como já foi festejado neste blog. Tem mais um - esse mais velho: a Mercedes-Benz SL (300) completa 60 anos! Quem lembra da primeira 300 SL? É essa aqui em baixo. Todo mundo conhecia um só deste modelo, mas... existiu outro feito, também, em 1952 - um chassis número 2 (racing):

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Esse carro foi concebido exclusivamente para as pistas, depois, deu origem a toda uma saga de 300 SL - na verdade uma legião de SLs. A concepção do W194, como você pode ver acima, tinha elementos inovadores na construção não só da correçaria, mas da estrutura tubular interna. Notem o modelo acima - o frame que colocaram sobre os tubos (ugly duckling)! Bem diferente da Gullwing projetada em 51 por Uhlenhaut e seu time (e a roupinha do piloto de testes?). Notem que pelo chassis tubular, havia uma grande, uma enorme dificuldade de se colocar uma porta tradicional, por esse motivo, colocou-se uma porta "asa-de-gaivota" - essa porta, gerou, inclusive uma melhor aerodinâmica ao corpo da 300 SL, provocando o LCG (low center of gravity). O motor foi desenhado para esse modelo, com o uso de 3 carburadores. Mas o calor... é insuportável dentro de uma delas. Quem já andou sabe do que estou falando.
1952 Mercedes-Benz 300 SL W194 Image
1952 Mercedes-Benz 300 SL W194 Image
A primeira corrida de uma 300SL (aliás, SL quer dizer Sport Light), foi a Mille Miglia de 52. Terminou em segundo e na corrida seguinte - GP de Berna na Suíça, as duas inscritas terminaram em primeiro e segundo. Na seguinte, em Le Mans, fizeram o mesmo resultado (primeiro e segundo - e quebraram o recorde de velocidade média: 155kph). Na seguinte, então... Nurburgring - casa alemã - cheia de torcida alemã do pós-guerra - resultado: primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar com a 300SL. Na Carrera Panamericana, depois de 5 dias indo do nível do mar a altitudes superiores aos dos alpes, as duas (das 3) SLs terminam em primeiro e segundo (com todos os acidentes e incidentes envolvidos na corrida).
Le mans
Le Mans 52







Ou seja, os 7 W194 construídos (depois dos 2 primeiros modelos), fizeram muito sucesso nos meados do século XX, transformando a Gullwind ou até mesmo a Roadster vendidas ao público, num carro mítico. Os nove carros de corrida ainda existem... A lenda dizia que um destes carros (o #1), fora perdido, outras fontes informam que todos estão de pé. Vou acreditar nesta última informação (quando trabalhava na Daimler Benz da Alemanha, no final do dia ia para o antigo Museu e ficava lá das 17h00 as 18h00 - e vi muito carro "desaparecido" e lá "escondido" propositalmente (no galpão que ficava atrás do museu). Sim esse carro pode ser chamado de "The Legend".
Mas... vamos falar do chassis número 2 restaurado:
O chassis é o de número 194 010 0000 2/52 (esse carro foi montado entre 51-52), que foi totalmente restaurado pela Mercedes-Benz Classic Center em Fellbach, na Alemanha. Esse carro nunca correu e portanto, não bateu, servindo apenas de modelo para construção de outros, ou seja de backup para a equipe. O W194 300 SL como é conhecido esse modelo, foi um dos dois carros construídos a mão numa oficina especializado em carros de competiçao: Rudolf Uhlenhaut em Stuttgart-Untertükheim. Foram construídas 8 300SL parecidas usadas em corridas em 1952, mas feitas na fábrica de Sindelfingen. A número 2 agora restaurada foi feita totalmente a mão. O chassis, o tanque de combustível, o escapamento, dentre outros itens, foram feitos por artesãos do pós-guerra alemão. Estavam intocáveis.
A restauração demorou cinco meses (a Mercedes-Benz achou um tempo espantoso - muito demorado, pois, o caso era delicado - eles não conhecem a restauração brasileira que leva no mínimo um ano). Demorou de maio a setembro de 2011. Um dos maiores problemas encontrados no curso da restauração, foi a pintura - o silver-bronze original não podia ser reproduzido, pois, além da tinta não ser disponível nos dias de hoje, ela é proibida de ser fabricada (hoje em território alemão, somente tintas a base de água são legais). No motor foram gastas mais de 10 horas em bancada de ensaio, conferindo os 170hp originais. Esse carro, que originou o legendário 300SL e que agora a Mercedes-Benz se baseou para lançar o 2013 de luxo. Muito legal.









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Filminho 2


Fotos


Luis Cezar

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