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10.3.12

Jowett Javelin & Jowett Jupiter

Não é um carro feio - nem um modelo, nem o outro - é falta de costume de olhar para esses carros. Tá bom! É feio (mas tem um modelo onde os italianos deram uma forma melhor a esse "desajjeitado" - JJ - esse é o apelido do Jowett Javelin; já alguns chamam de JJ, também, o Jowett Jupiter (muitos, como eu o chamo de J. Jupiter). Seja como for, estes modelos deixaram sua marca nos anos 40/50 (final dos anos 40 - início dos anos 50). But entre os dois, quem fez mais sucesso (virando até selo), foi o irmão mais jovem (Jupiter), e o mais bonito - sem dúvida alguma - foi o primo-irmão (Jupiter-Farina) - que fez sucesso até em competição. Em tempo: eu gosto mesmo é do vintage 1924 Jowett Short two-seater.
A empresa foi fundada pelos irmãos Benjamin e Willian Jowett, que já estavam no mercado com cycle business. O ano foi 1904, com a fundação da Jowett Motor Manufacturing Company, empresa baseada na famosa Back Burlington Street, em Bradford. O primeiro carro na verdade, só foi produzido em 1906 (modelo 6 que foi produzido até 1914). Vamos parar por aqui, pois, a história é longa (no meio tem a Primeira e a Segunda Guerra mundiais - quando a Jowett virou fábrica de munições fantasma - qualquer dia eu conto a aventura das fábricas fantasmas na WW-II, além de mudança de endereço e de nome).
A produção de carros parou em 1940, mas a de motor continuou até mesmo para fornecer componentes para aviões militares e outros meios de transporte. Charles Clore adquire o controle acionário em 1945 e, em 1947, vende aos banqueiros Lazard Brothers. Os motores pós-guerra eram (a princípio) os de 2 cilindros, com 1.005cc, mas não foram postos nos carros fabricados a partir desta época. Alguns que desconhecem a história, afirmam que a Jowett faliu, mas eles na verdade venderam seu parque industrial, além das marcas e patentes para a International Harvester, que fazia tratores, funcionando até os anos 80 (aliás, a Jowett ainda continuou a fazer elementos avionicos para a Blackburn & General Aircraft Company - parou definitivamente, nesta área em 1963, quando houve aquele período de recessão no setor da indústria aeronáutica).
O Javelin fabricou as séries PA, PB, PC e PD (de 1947 a 1952); em 1952 a 54 fabricou a série PE. Já o Jupiter (série I), teve sua produção de 50 a 54; o Jupiter IA foi de 1952 a 54; o Jupiter R1 ou RI, foi produzido de 1951 a 52 e o R4 de 1953 a 54 (o R4 é nebuloso). Os motores de 2 cilindros, na verdade foi produzido até 1937 - a partir de 1936 com o modelo 10, surge o motor 4 cilindros. O Javelin Ten não faz parte da série "P", mas sim foi um protótipo feito em 1946, com motor de 1.200cc e não de 1.486cc.
Um destes carros era justamente o streamlined Jowett Javelin, desenhado pelo time liderado por Gerald Palmer. Era uma revolução para um carro inglês. O JJ chegava fácil as 80mph (uns 130kph) e com um senso comum entre todos que o dirigiam: had excellent handling. Tinha 50bhp com 1.486cc (foram produzidas 23.307 unidades). Os JJs tiveram indivíduos bem "fanáticos", tais como o John Blashford-Snell, que era um explorador inglês, além de outros tais como: Don Cockell (lutador de box); Peter Craven (piloto de corrida); Ernest Dudley (autor de livros de ficção criminal); Martin Fry (cantor do grupo ABC); Red Skelton (comediante); John Surtees (piloto de corrida); Peter Ustinov (ator); Budge Rogers (jogador famoso de rugby); o pai do comediante Trevor Lock (Bill Lock); dentre outros famosos.
Em março de 1950 é lançado o famoso convertible Jowett Jupiter (era tido, também, como two/three-seater drophead coupé), que tinha um apelo mais esportivo, com um chassis desenhado pelo lendário Prof. Eberan von Eberhorst, que havia trabalhado na divisão de competições da Auto Union (era um GP engineer) e na ERA . Foi fabricado com um chassis tubular feito pela ERA (no início ele foi apresentado em 49, como ERA-Javelin), para concorrer com carros como o Triumph TR2. O modelo R1 era de aluminio e foi projetado como um carro de corrida.
 
Há que se lembrar que o J Jupiter teve outras carrocerias, como a feita pela Casa Pinin Farina (muito legal), Ghia Suíça, Abbott, J. E. Farr e por Harold Radford (isso sem falar no plastic bodie do R4, feito em outubro de 1953 - aliás esse little Jupiter era um projeto que morreu ao nascer). Foram feitas 899 unidades (há informes de 825 unidades fabricadas), entre 50 a 54. Apenas uma lembrança: o utilitário inglês (commercial vehicle) mais famoso e considerado de todas as formas como um vintage van, é o Jowett Bradford.
JJ no Monte de 52 (Frank, Lola e Jack)
A vida curta tanto do JJ como do J Jupiter, foram marcadas com ótimas participações em rallyes e em pista. Posso destacar que o JJ ganha na classe, em 1949 no famoso Monte Carlo Rallye (Ph. C. Wise, ganha a Coupe de la Riviera - ele havia saído de Glasgow), e ganha na classe nas 24 Horas de Spa. Em 1953 ganha o International Tulip Rally. Já o J Jupiter... tem mais sorte e ganha na classe em Le Mans, de 1950 e no ano seguinte, ganha o Rallye Internacional de Lisboa e na classe, em Le Mans. Ainda em 1951 R. F. Ellison e W. H. Robison, com um J Jupiter ganham a Coupe de la Riviera - Monte Carlo Rallye, ficando em sexto na geral. Em 1952 ganha na classe em Le Mans, com uma variação de modelo (o Jupiter protótipo Type R1 - com Gordon Wilkins e Marcel Becquart # 66 - na geral ficam em 27), e no Monte Carlo Rallye Marcel Becquart e Henri Ziegler ficam em quinto na geral, com outro J Jupiter (mas um Jupiter completamente modificado e na forma coupe, desenhado por italianos).

Resultados de provas importantes com o JJ:

24 horas de Le Mans
1950 vence na classe (Standard Mk1) - Tom Wisdom e Tommy Wise (The Sagacious Two)
1951 vence na classe (Standard Mk1) - Marcel Becquart e Gordon Wilkins
1952 vence na classe (Protótipo R1) - Marcel Becquart e Gordon Wilkins
Chegada em Monte Carlo - 25 de janeiro de 1952
Göran e Bosse em 1952
RAC-TT (International race for standard sports cars - Dundrod Northern Ireland)
1951 vence na classe (Standard Mk1) - Bert Hadley
1951 segundo na classe (Standard Mk1) - Tommy Wise (bate o recorde na corrida com 92.90mph)
JJ de Frank, Lola Grounds e Jack Hay no Monte de 52
SCCA National Meet em Thompson Speedway.
Julho de 1951 - 1.500cc race para carros de produção (aqui era um Jupiter protótipo na verdade)

Swiss National race for standard sports cars (Bremgarten)
1951 vence na classe (Standard Mk1) - Gurzeler

JJ de Frank Grounds, Ken Rawlings e Jack Hay, no Monte de 53
JJ de Frank Grounds, Ken Rawlings e Jack Hay, no Monte de 53
Queen Catharine Montour Cup para 1.5 litros (Watkins Glen - USA)
1951 Cup Winner (R1) - George Weaver

International British Empire Trophy (Isle of Man)
Maio de 1952 - Standard Mk1 Jupiter, fica em primerio na classe 1.500cc e sétimo na geral.
JJ de Frank Grounds, Ken Rawlings e Jack Hay, no Monte de 53
Governor's Cup, Arizona day of Races (USA)
Maio de 1953 - Standard Mk1 Jupiters, ficam em primeiro e segundo, na classe 1.500cc class

SCCA Burke Mountain Hillclimb (USA)
Junho de 1951 - vence na classe com um standard Jupiter

Rheineck-Walzenhausen Hillclimb (Suíça)
Junho de 1951 - vence na classe com um standard Jupiter

Start em Stockholm - 22 de janeiro de 1952 - 16h40m

Monte Carlo International Rally
1951 vence na classe e sexto na geral (Standard Mk1) - Ellison/Robinson
1951 segundo na classe e décimo na geral (Standard Mk1) - Wilkins/Baxter
1952 segundo na classe e quinto na geral (Farina FHC Jupiter) - Becquart/Ziegler
1953 quarto na classe e trigésimo sexto na geral (Grounds FHC Jupiter) - Grounds/Hay



Rally Internacional de Portugal (Rallye de Lisboa)
1951 vencido com um Standard Mk1 - Joaquim Filipe Nogueira


Rallye de l'Iseran
1951 - National Rallye de l'Iseran vencido com Jean Armangaud (Standard Mk1)
International Criterion des Alps (1951, 1952 e 1953).
Em 51 Armangaud ganha na classe na pista de Monza no primeiro e no terceiro dia, quem ganha é Falzarego e Armangaud fica em segundo. No quinto dia Wise ganha na classe na subida do Stelvio e Armangaud fica em terceiro. Em 52 Robinson tem problemas no freio.


Lake Tahoe Rally
Augosto de 1952. FCCA National Rally nas Serras Altas da Califórnia - ganha um Standard Mk1 Jupiter.
Antes de partir para as fotos, quero mostrar o modelo Jupiter redesenhado pela Pinin Farina. Notem a diferença daquele modelo feito basicamente pela ERA. Viva a Itália...

Vamos as fotos:

Jowett Bradford protótipo - 1953




Jowett Javelin



JJ e Frank Grounds no primeiro International Rally Tulip - 1950
Tulipa Rallye 53
Idem no circuito de Zandvoort
Idem no Tulip Rallye
J. Jupiter LOL1 - Lola Grounds - RAC Rally em Goodwood

A bordo de um J Jupiter


Luis Cezar

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