Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

1.4.12

Delage D6-70 Figoni & Falaschi Coupé

Uma coisa é certa, na década de 30 do século passado o desenho de alguns "carroceiros" era fantástico. Alia-se a esse fato a disposição de colocar esses carros em competições. Havia uma tradição de se fazer carros específicos para provas de Mille Miglia e para as 24 Horas de Le Mans. Esse foi o caso do Delage D6-70, um coupé com carroceria Figoni & Falaschi. Outros carros coupé (muitos deles criados para competição), eram fantásticos tanto no desenho da carroceria, como no desempenho, nesse sentido vide as fotos abaixo:
Bentley Corniche TT Le Mans - 1934
Bentley Corniche TT Le Mans - 1934
Bulgatti Type 57SC Atlantic - 1936
 
Delage D6-70 Figoni & Falaschi Competition-Coup 
Primerio e Segundo em Le Mans 1936
 
1937 Delage D8-120 S Pourtout Aero Coupe
Bugatti 57 SC Atalante 2-door Coupé Gangloff - 1937
 
Bentley Embiricos 41/4 litros - 1937 - Brooklands 
Chassis B27LE, com carroceria francesa da Portout
Nas 24 horas de Le Mans de 1938 a Bentley colocou o seu Embiricos 41/4 litros e ficou em 6 lugar com Soltan Hay e Tommy Wisdom, e... esse carro volta em 1950 e 1951, terminando em 14 e 22 lugar, respectivamente!
Alfa Romeo 8C - 1938
Mercedes-Benz 540 K Autobahnkurier Coupé - 1938
Delahaye 135 spécial em 1938 - na largada do rallye
Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa! Estamos aqui para falar de carro francês (Ave Santa), apesar do Bentley Embiricos e do Bentley Corniche dos anos 30. O Delage Coupé 3 litros foi o carro mais bonito que correu e ganhou Le Mans, naquela década de 30 - temos que reconhecer - apesar de tudo... Nem mesmo o Delahaye era tão eficaz na velocidade e no desenho.
O Louis Delage era um ábil engenheiro e amava os esportes a motor, e... sabia gastar uma grana como ninguém (muito mais do que os Bentley Boys). Gastou uma grana em corridas e para sustentar o Château Delage. No final dos anos 20, já começava a faltar uma grana para o meu xará, ainda mais, com a recessão européia e norte-americana, que cortou dos gastos os carros de luxo. A Delage entra em colapso em 1935, sendo que o espólio foi adquirido pela concorrente Delahaye, controlada pelo Charles Weiffenbach (apesar de concorrentes, o Charles era um profundo admirador do Louis, no bom sentido, é claro).
Depois da quebra (falência) da Delage, a concorrente Delahaye, pegou o que tinha de bom lá e montaram esse carro. Esse modelo foi construído poucos meses antes da prova de endurance em Le Mans. O carro tinha o dedo do Louis Delage. Foi preparado junto com o distribuidor da Delage em Paris - Walter Watney - o motor do Delahaye de 6 cilindros (andou depois da preparação 35% a mais que o Standard), com capacidade de 2.973cc, chamado de Compétition Spéciale (CS); tinha um sistema de 3 carburadores Solex muito avançados para a época, que davam uma potência de 130bhp a 5.100rpm. O câmbio elétrico Cotal, foi substituído por um mecânico. Ao mesmo tempo, o Joseph Figoni fez a parte aerodinâmica da carroceria (Berlinette Coupé).
Usou-se um chassi do Delahaye #50688, modificado para o Delahaye Type 135, com motor de 3 litros, com 6 cilindros em linha (o Louis Delage ficou como conselheiro dando palpites no motor e no chassi). Encomendou-se uma carroceria para a Figoni et Falaschi, que já havia produzido carrocerias ganhadoras em Le Mans, lembrando sempre, que o Sr. Figoni fazia um ótimo trabalho em se tratando de lightweight aerodinâmicos (o chassi #50688 era impressionante para a época). Tratava-se de um carro compacto, e um dos primeiros do estilo teardrops.
Por pura falta de sorte o debut do Delage não ocorreu na edição de Le Mans em 1936, que foi cancelada por uma greve dos funcionários. But... impressionou a Europa nos Concours d'Elegance. Ganhou o primeiro lugar em Deauville e em outros 2 concursos. Também, participou de provas de hill climbs e corridas de curta distância. Antes de Le Mans, fez sucesso, também, nos rallyes ganhando o Paris-Nice em 37, ficando em terceiro nesse ano (atrás de dois Delahayes) no Rallye de Monte Carlo (Coupe de Prince Rainier); terceiro na Classe na Coupe de l'Autumne em Montlhéry, além de participar do rude Rallye do Marrocos, demonstrando uma durabilidade e resistência só visto nos carros ingleses.
Rallye Paris-Nice
Ainda em 1937, teve a sua chance em Le Mans, ganhando a prova nas mãos do piloto Louis Gérard e do segundo piloto (seu primo) Jacques de Valence (na verdade terminaram a corrida em quarto lugar na geral, mas em primeiro na Classe, com uma média de velocidade de 121.1kph). Ganham de d Delahayes de 3.580cc e da temida Bugatti ("tank" - a mais horrrrrorosa das Bugattis). A Bugatti reage e quer impugnar essa vitória, pois, ditara que era um time privado, but... o Louis Delage e Walter Watney, dizem que não (houve sim apoio) - e tudo resolvido (coisa de latino). Depois de Le Mans o chassi #50688 foi separado do seu "corpo", e a Delage preparou um open two seat. A primeira corrida com o carro aberto, foi realizada em 23/04/38 (323km de Cork Grand Prix), terminando em terceiro, pilotado por Louis Gérard. Ele mesmo volta a pilotar o mesmo carro no JCC International Trophy, em Brooklands, em 7 de maio. Depois, participou das 311 milhas (500km) do Grande Prêmio da Antuérpia (SC - Sports Cars), em 22 de maio - terminou em segundo, atrás do piloto de um Delahaye - Sr. Masaud. No RAC Tourist Trophy (TT) de 1938, em 3 de setembro em Donington Park, fica em primeiro numa luta corpo a corpo com um Talbot e um Aston Martin (St. John Horsfall). Gérad assume as dívidas da Écurie Walter S. Watney, e forma um time com 2 Delage 3 litros, durante o ano de 1939 (conhecidos como Olympia), com carroceria feita por Olivier Lecanus-Deschamps (uma coisa horrrrrrorosa).
Participam do Grande Prêmio da Antuérpia (que fora dividido em duas partes, mas a Écurie Watney perde todas). Em 39 participam em Le Mans com duas duplas (Gérard/Monneret e Hug/Loyer), numa luta insana contra os Lagondas two V12 e as Bugatti 57G supercharged [Dois carros parecidos (não iguais), foram construídos em 1939 por encomenda. Neste mesmo ano, ficou em segundo na geral e novamente em primeiro na classe]. A última corrida antes da Segunda Grande Guerra, foi as 273milhas (449km) do Grand Prix Comminges, em 6 de agosto de 1939 - terminaram em segundo (havia um Delage inscrito no Liège Grand Prix, de 27 de agosto, mas a prova foi cancelada... Guerra meus caros!). Écurie Watney fez inscrição com seus carros na Mille Miglia de 1940 (realizada em circuito fechado), com Taruffi/Chinetti e Comotti - ambos se retiraram por quebras).
Um dos carros utilizados antes da Guerra, foi novamente posto em pista por Henri Louveau, obtendo alguns resultados interessantes (durante 1947, terminou em 3 no Grand Prix de Pau, 5 em Jersey Road Race, em 3 no Grand Prix de Marseille e em 6 no Grande Premio Italiano. Depois da guerra o Watney construiu mais 5 carros (similares), agora com 142bhp (o primeiro e original tinha 130bhp) - ficaram prontos nos primeiros meses de 1946. Esses carros mais o velho Speciale, voltaram em 1949 para Le Mans, a primeira desde 1939. Estavam em boa forma, ficando em primeiro e segundo na Classe e segundo e quarto na geral, atrás somente da Ferrari 166MM. Um destes carros participou, também, da prova de 1950 mas a idade pesou (sétimo na geral). Delahaye quebra (faliu) em 1953, e com ela sepultam-se os carros de corrida Delage (a sepultura veio antes, quando tiraram a carroceria do D6-70). O meu amigo Leão lá de Maceió, tem um D6-70, que anda acompanhado de um Rolls, ambos de propriedade de um Príncipe Polonês, que se refugiou no Brasil.
A história contemporânea do 50688 é completamente desconhecida, pois, esse carro sumiu. O carro mostrado em todos os eventos foi feito pelos belgas Roland d'Ieteren - tem uma configuração igual ao 50688, sendo considerado recriation (as fotos são do Le Mans Classic de 2006). Quem se aproveitou mesmo, depois da vitória em Le Mans, foi Figoni et Falaschi com seu estilo "gota de lágrima". Outros Teardrops fizeram sucesso, como o Talbot-Largo Special visto em Le Mans de 1939.
1936 Delage D6-70 Figoni & Falaschi - participou de Le Mans em 1937 (quarto na geral)
Esse foi o D6 que participou de Le Mans de 36
Esse participou de Le Mans em 37
Novo carro utilizado depois da IIWW (1946). Era um 3 litros "D6" baseado no "D6-75" de 1939. O protótipo chamado de "D-180" tinha 4,553cc com motor Delahaye e nunca foi posto a venda ou produzido. 120 carros foram produzidos depois da IIWW, até 1953. A empresa (Delahaye), foi absorvida pela Hotckiss.
Um dos dois Delage abertos, da Écurie Watney, que fez Le Mans de 1939, pilotado por Louis Gérard (que está no volante), e Georges Momneret.
Não confundam, esse era o D8 120 S
idem
Idem (carro bom para fazer manobra) 
Mais um recriation (agora em vinho - o original era negro)
Aqui outro D6 de 1946
Delage D6 1946 LF
 
Delage D6-70 Figoni & Falaschi Competition Coupe

Luis Cezar

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