Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

17.5.06

Prova de Slalom ou de Habilidade Condutiva

Rallye de Piracicaba


Dia 27 de maio, vai ter o Rallye de Piracicaba, evento oficial do MG Club do Brasil (www.mgcbr.com.br - este site está sempre em reconstrução). Haverá um raid de dificuldade leve, com médias baixas para carros com 1.300cc para baixo e, é claro, de média alta para carros acima desta cilindrada (carros nacionais até 1972 e carros estrangeiros, até 1976 - haverá convidados a critério do MGCBR). Haverá cronometragem (PC) entre 3 a 4 de 15km a 20km cada.



No final deste Raid, haverá uma prova de Slalom ou Slaloom, chamada também, como prova de habilidade ou em bom e sonoro inglês britânico: Gymkhana.










Esta prova resume-se no seguinte: Haverá uma pista em linha reta, de 600 metros de cumprimento. O carro fica parado no marco 0 (zero). Piloto(a) e navegador(a) descem, sem correr, vão à mesa de cronometragem, pegam a senha, e neste exato momento, saem correndo até o carro (50 metros de distância). O carro está de portas abertas e com o motor ligado.






Não adianta sair na "vula"... após a indicação de 50 metros haverá um cone (entre 11 e 13 no total), onde começa a gymkhana. Ao final haverá do lado esquerdo da pista, uma garagem feita de pilhas pneus velhos, em forma de U, onde o piloto tem que entrar de marcha-ré. Após esta manobra, faz-se o caminho de volta (em zig-zag se preferirem assim), e o carro será estacionado no lugar ao lado da saída inicial.





Neste momento piloto(a) e navegador(a), saem correndo do carro, e entregam juntos, a senha entregue no start. Depois, voltam normalmente para o carro (esbaforidos ou não), onde darão lugar a outro competidor.









No meio da prova, haverá um PC que marcará num ponto determinado, a passagem, portanto, não adianta fazer o percurso num determinado tempo certo (calcula-se que este tempo-ótimo, seria de 2 minutos e 30 segundos). O PC fará a marcação da média horária, no início, no meio, no final ou na volta do carro (não se sabe).












Há na pista, arquibancadas no alto, onde falimiares e sádicos, estarão filmando e tirando fotografias, desta parte final do rallye que pode ser tanto, glorioso, como vexaminoso - mas, certamente em ambos os casos, divertido...









Depois, haverá um almoço onde será servido pintado na brasa (tradicional na região), ou um belo churrasco, acompanhado de saladas e que tais. Quem ainda tiver fôlego, há uma pista de kart, onde este indivíduo virtuoso, pode alugar um destes veículos, com macacão e capacete e dar os seus "rodopios"...


Para os fora de forma, haverá material médico e para-médico, como muletas e cadeiras de rodas, oxigênio, desfibrilador, bacia com água e sal; e alguns produtos químicos, como Emplasto Sabiá, Salompa, Sanador, Voltarem, Gelol, Dorflex, Lisador, Cataflan, Tylenol, Bulfferin, Melhoral, Anador e Doril (todos com a data vencida, menos o Emplasto Sabiá). Não conseguimos um médico geriatra ou ortopedista para esta prova, mas estamos levando um estagiário de veterinária, um dentista e um Pai de Santo (a Mãe Dinah cobrou muito caro).

Boa sorte

Luis Cezar

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